A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu 22 solicitações de emergência na manhã desta terça-feira (3) por conta da chuva que cai em Salvador. Foram um alagamento de imóvel, 10 ameaças de desabamento de imóvel, uma ameaça de desabamento de muro, cinco ameaças de deslizamento de terra, duas avaliações de imóvel alagado, dois deslizamentos de terra e uma infiltração. Não há registro de feridos.

CORREÇÃO: Por volta de 12h, o órgão havia divulgado boletim que apontava 34 ocorrências e que a maioria dos registros era de ameaças de desabamento de imóvel: com 16 chamados. Cerca de 50 minutos depois, a Defesa Civil retificou a informação.

De acordo com a Codesal, é importante que, ao perceber qualquer sinal de risco, como inclinação em postes e árvores ou deslizamento da terra, o cidadão entre em contato com o órgão, através do número 199, para que um engenheiro compareça ao local e avalie a situação. O órgão informa que continua monitorando toda a cidade, principalmente as áreas de risco da capital baiana.Segundo o diretor-geral do órgão, Álvaro da Silveira Filho, é fundamental que a população siga as orientações dos técnicos da Codesal. “Nossos profissionais são capacitados para analisar as situações de risco. Nosso objetivo principal é preservar a vida dos cidadãos, por isso é imprescindível que as orientações sejam seguidas”.

Atualmente, a Codesal não tem uma relação atualizadas das áreas de risco. No entanto, segundo o órgão as dez áreas de risco que exigem maior atenção da Operação de Chuva deste ano, que segue pelo menos até junho, são as localidades de Pedro Ferrão, Marotinho, Mamede, Baixa de Santa Rita, Baixa do Cacau, São Marcos, Calabetão, Vila Canária, Canabrava e Vila Picassio.

Segundo os especialistas, na capital, quase a metade das áreas de risco se concentra na região do miolo da cidade, em uma região que envolve nove bairros entre a Avenida Paralela e a BR-324.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para os próximos dois dias é de tempo nublado com chuvas constantes. A temperatura para este início de semana fica entre 21ºC e 29ºC.Fonte:Correio da Ba