Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre práticas no campo e garantir condições de permanência do jovem na área rural, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac), em Ilhéus, realiza, até o dia 17 setembro, a 14ª edição do curso Jovem Empreendedor Rural. Com um total de 24 participantes, integram a turma os estudantes da rede estadual, Bruno Alves, do 2º ano do Curso Técnico em Agroextrativismo, e Caline Soares, 3º ano do Curso Técnico em Agroecologia, do Centro Territorial de Educação Profissional (Cetep) do Médio Sudoeste, em Itororó.

Selecionados a partir do desempenho nos seus cursos, os jovens vêm adquirindo uma nova perspectiva sobre a formação profissional. “O curso está contribuindo bastante porque estamos tendo novas experiências, principalmente na área cacaueira, além de enfatizarmos o lado empreendedor, que nos dá mais confiança em seguir aplicando as técnicas aprendidas”, destaca Bruno Alves. Ele ainda ressalta que “junto com meu tio, pretendo apostar na produção própria e motivar o empreendedorismo no campo”.

Para Caline Soares, o curso trouxe algumas surpresas. “Além de assuntos voltados para a sustentabilidade, pudemos ter contato com o processo de clonagem, algo que jamais pensei em conhecer de perto. Também aprendemos sobre Reserva Legal e, na próxima semana, vamos conhecer sobre a produção do mel”, conta. Segundo a estudante, “após o fim do curso, eu e Bruno, vamos apresentar, no Cetep, os resultados de nossa participação e tentar motivar outros colegas”, afirma.

Jovem Empreendedor Rural – O Programa compõe um conjunto de ações pelo fortalecimento da agricultura familiar da Região Cacaueira da Bahia, promovido pelo Centro de Extensão da Ceplac. A ação articula teoria e prática, discute as políticas públicas no contexto do desenvolvimento rural sustentável, além das dificuldades enfrentadas pela juventude no campo. A ideia é garantir condições de permanência do jovem no campo, de modo a ampliar o acesso aos programas e políticas públicas para a agricultura familiar.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado