Os moradores do conjunto Feira V que ainda não realizaram o recadastramento do Cartão SUS tiveram a oportunidade de regularizar o documento Ontem  quarta-feira, 05. Através de uma iniciativa da instituição Odungê, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a ação foi realizada no espaço da Capela de São Francisco de Assis, na praça do conjunto.
De acordo com a presidente do Odungê, Lourdes Santana, o objetivo da iniciativa é facilitar a vida dos moradores, que, desta forma, não precisam ir até à Secretaria Municipal de Saúde para fazer o cartão. “Com este tipo de ação nós desafogamos o trabalho da SMS e também ajudamos os moradores, tudo sem fins lucrativos”, explica a presidente.
Do mês de julho até o momento, a Odungê foi facilitadora da confecção de pelo menos 3 mil cartões. Este montante foi feito em sete ações no bairro Campo Limpo e também no distrito de Tiquaruçu. Para pessoas com prioridade e situações de urgência, o documento fica pronto no mesmo dia. Para os demais, o prazo é de até uma quinzena, podendo, muitas vezes, chegar antes.
A cabeleireira Marisueide Vaz foi uma das moradoras com prioridade por dois motivos: sua mãe tem problemas para se deslocar e a sua filha está nos últimos momentos de gestação. Ambos cartões serão entregues no mesmo dia. “Estou muito satisfeita com esse trabalho, simplificou e muito a vida da minha família”, declara.
CARTÃO DO SUS
O cartão do SUS tem como objetivo guardar todas as informações do paciente, para que sejam disponibilizadas em qualquer unidade de saúde do país. O recadastramento, iniciado no começo deste ano, visa acrescentar o número do CPF, com o objetivo de evitar a duplicidade do documento. A atualização está sendo feita em todo o país, por determinação do Ministério da Saúde.
Para a confecção do cartão, é necessário RG, CPF, e Comprovante de Residência. O cartão é confeccionado na Secretaria Municipal de Saúde, situada na avenida João Durval Carneiro, s/n, Estação Nova, com distribuição de senhas a partir das 7h30, pela manhã, e a tarde a partir das 13h. Além deste local, pontos móveis esporádicos são montados para atender a população nos bairros. Caso o usuário tenha alguma dúvida pode ligar para o telefone: 75 3625-6606.