Durante a Operação Conjunta Balança Legal, realizada em Salvador e Itabuna na tarde desta terça-feira (7), foram apreendidas ao todo 20 balanças que apresentaram alterações metrológicas. Em salvador a operação foi realizada na Feira de São Joaquim, no Comércio e no Centro e, resultou na apreensão de 11 balanças. Já em Itabuna, 6 foram apreendidas.  Das 11 apreendidas na capital baiana, 5 não apresentaram nenhuma exigência metrológica e uma estava completamente falsificada. As operações que foram realizadas ao mesmo tempo, levaram aproximadamente uma hora e meia.

A Operação conjunta contou com a equipe composta por efetivos da Receita Federal, Polícia Civil, Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (IBAMETRO), Superintendência Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) e Departamento de Crimes contra o Patrimônio (DCCP). O objetivo foi  reter balanças irregulares detectadas a partir do levantamento realizado pelo IBAMETRO.

O Superintendente do PROCON-BA, Marcos Medrado, explica a importância da operação: “Com o crescimento da procura dos consumidores pelos produtos comercializados em feiras livres em razão dos preços mais em conta se fez necessária o planejamento e realização da operação balança Legal para retirar do mercado de consumo as balanças que não atendem as regras consumeristas”.

Fonte:varelanoticias