Em atenção ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, o Hospital Geral Roberto Santos (HGRS) promove, durante todo este mês, ações de prevenção, tratamento e conscientização sobre o mal, que é a principal causa de morte no Brasil e uma das três principais causas de incapacitação física em todo o mundo. O movimento, que faz parte da Campanha Amigos do Roberto Santos, inclui palestras, lançamento de cartilha informativa e mutirão de rastreamento da doença carotídea.

Sob responsabilidade da equipe de cirurgia vascular do HGRS, o mutirão será realizado no dia 20. Vão ser selecionados 100 pacientes maiores de 50 anos que tenham um dos fatores de risco: hipertensão, diabetes, dislipidemia, tabagismo, coronariopatia e/ou história prévia de AVC. Para se inscrever, o cidadão deve comparecer ao segundo andar do edifício anexo ao hospital no dia 18, a partir das 14h.

“A identificação das lesões carotídeas assintomáticas na população de Salvador é uma das nossas iniciativas de combate ao AVC. Se detectadas, o paciente será encaminhado para tratamento no Ambulatório de Doenças da Aorta e Carótidas do HGRS”, explica o cirurgião vascular Leonardo Cortizo, um dos coordenadores do serviço na instituição.

Foto: Ascom/HGRS
A programação inclui capacitação de agentes comunitários de saúde (Foto: Ascom/HGRS)


Orientações

Já a equipe da Unidade de Acidente Vascular Cerebral (UAVC – HGRS) lançará, no dia 25, a cartilha com orientações pós-alta hospitalar. O material objetiva, especialmente, evitar a reincidência da doença, visto que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 20% dos pacientes que tiveram a doença podem sofrer novo AVC um mês após o primeiro, 50% no prazo de um ano e 33% dentro de cinco anos.

Além da distribuição do manual, os profissionais da UAVC organizaram uma capacitação para agentes comunitários de saúde do distrito sanitário do Cabula-Beiru. Dividido em três turmas de 60 pessoas cada, o curso alerta para a gravidade do mal, a importância do tempo no tratamento e quais os serviços habilitados a lidar com elas com excelência no município. Os próximos encontros estão marcados para acontecer nos dias 11 e 18, também no prédio anexo ao HGRS. O serviço de cirurgia vascular do HGRS disponibiliza o telefone (71) 99966-7888 para informações adicionais.

Fonte: Ascom/HGRS