Café da manhã, presentes e muita música animaram os 60 idosos abrigados na instituição, administrada por meio da Semps

Os idosos residentes no Abrigo D. Pedro II, no Dendezeiros, tiveram um dia diferente nesta sexta-feira (6), com uma programação especial antecipada do Dia das Mães, a ser celebrado no próximo domingo (8). A instituição, administrada pela Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Promoção Social, Esporte e Combate à Pobreza (Semps), foi movimentada com um café da manhã, presentes e muita música, promovidos em parceria com a Igreja Batista do Caminho das Árvores e a Guarda Municipal.

A gerente do abrigo, Valéria Brito, explica que comemorações de datas festivas são comuns na instituição e ressalta a importância das celebrações. “O objetivo é oferecer o Dia das Mães para o pessoal do abrigo, que já não têm mais contato com os familiares mas, mesmo assim, ficam esperando por essa data”. A subsecretária da Semps, Ana Paula Moreira, ressalta que a iniciativa ajuda a reforçar o relacionamento interpessoal entre os abrigados. “Muitas vezes, quem está aqui acaba perdendo o sentimento de família, então para eles é uma forma de inclusão, de acolhimento e para nós é uma oportunidade de estarmos aprendendo nesse convívio com eles”.

Moradora há sete anos do D. Pedro II, Maria de Lurdes Pereira Lago, 67 anos, afirma que aproveita bastante as atividades na instituição. “Nós vamos para a Associação Atlética, aqui tem aulas de dança, tem passeio e também estudo. Estou muito feliz aqui, adoro minhas amigas, a assistente social, os funcionários. Esta festa é ótima, todos os anos eu participo, nos dá alegria, até mesmo a Guarda Municipal vem nos prestigiar”, salienta.

A colega Lygia Nascimento, 85 anos e há seis moradora do abrigo, relembra como conheceu o lugar e a rotina no abrigo. “Eu estou aqui desde 1992, vinha muito para as festas, conhecia muita gente, muitos idosos, funcionários. Moro aqui espontaneamente, eu sou destacada aqui como dançarina, participo de todas as festas, ainda mais quando são essas datas que marcam na gente, na história da vida e na história do mundo”, reflete.

Funcionamento – Inaugurado em 1887 com a denominação de Asilo de Mendicidade Santa Isabel, uma homenagem à família da Princesa Isabel, o Abrigo D. Pedro II atende atualmente a 60 idosos de forma gratuita. A instituição mantém uma equipe multidisciplinar de profissionais formada por nutricionista, fisioterapeuta, médico clínico, equipe de enfermagem, terapeuta ocupacional e psicóloga que, além de acompanhamento médico, oferecem também acompanhamento social e lazer.
Fonte:Portal de Salvador