A vereadora Rogéria Santos (PRB) apresentou o Projeto de Lei 190/2018 que institui 5 de fevereiro como Dia Municipal da Mamografia, seguindo a data nacional criada pela Lei Federal nº 11.695/2008. De acordo com a parlamentar, a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Município será importante para esclarecer sobre a importância da realização deste exame.
“A intenção é que neste dia a Prefeitura de Salvador realize e fomente ações e projetos para incentivar a realização do exame”, destaca a vereadora. Rogéria chama a atenção para a importância da prevenção, uma vez que “o câncer de mama continua sendo a principal causa de morte por neoplasia entre as mulheres em idade fértil em Salvador”. Ela acrescenta que as taxas de mortalidade continuam elevadas por conta do diagnóstico tardio, feito quando a doença já está em estágio avançado.
A vereadora também justifica o projeto citando dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) cuja estimativa é que neste ano sejam detectados mil novos casos de câncer de mama em Salvador. “O resultado é de, aproximadamente, 80 mortes em decorrência da doença por ano na capital”, afirmou a vereadora. “Embora os dados sejam alarmantes, o diagnóstico precoce garante uma chance de cura, que chega a 95% ”, frisou Rogéria Santos.
A mamografia é um tipo específico de radiografia das mamas que é capaz de revelar a existência de sinais precoces de câncer antes mesmo que as lesões sejam palpáveis. “O exame também pode ajudar a verificar a necessidade de tratamentos intensivos para os tumores e na conservação da mama, caso seja necessária uma cirurgia”, completou a vereadora.
Fonte:cms

Renato FerreiraSalvadorA vereadora Rogéria Santos (PRB) apresentou o Projeto de Lei 190/2018 que institui 5 de fevereiro como Dia Municipal da Mamografia, seguindo a data nacional criada pela Lei Federal nº 11.695/2008. De acordo com a parlamentar, a inclusão da data no Calendário Oficial de Eventos do Município será importante...Notícias de todo estado da Bahia, Salvador, Camaçari, Entre Rios, Alagoinhas entre Outras cidade do Estado