O jovem baiano Adrian de Jesus Barreto, aluno do Curso Preparatório – Nível 3 da Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb), é um dos selecionados para integrar a Escola de Ballet do Teatro Bolshoi no Brasil, turma 2017. Adrian tem 10 anos e é um dos 48 aprovados que receberão bolsa de estudos e benefícios.

O Bolshoi, fundado em 1776, mantém uma das principais companhias de balé e ópera do mundo, considerada patrimônio cultural da humanidade pela Organização das Nações Unidas (ONU) e pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Mais de 2,5 mil crianças e jovens se inscreveram nas pré-seleções, uma das etapas do processo seletivo, chegando a um índice de 52 candidatos por vaga. O processo seletivo foi considerado pela Bolshoi um verdadeiro vestibular da dança e uma das maiores seleção desse gênero no país. Adrian deve realizar a matrícula ainda em novembro para, finalmente, integrar a equipe.

Despesas como moradia, alimentação e matrícula no curso de ensino regular são de responsabilidade dos bailarinos, assim como todas as despesas pessoais que envolvam a rotina de cada aluno. A família de Adrian ainda não tem os recursos, mas pessoas da sociedade estão se articulando para que o jovem não perca a oportunidade de formação.

Adrian

Cursos Preparatórios

Os Cursos Preparatórios da Escola de Dança da Funceb, no qual Adrian é aluno, são formados por turmas de diferentes níveis, chegando ao nível pré-profissional, sendo compostos por um total de 11 níveis anuais, acompanhando a evolução e o crescimento dos alunos.

Realizados no turno vespertino, eles podem ser considerados como período complementar à escola formal, consolidando uma educação integral. A Escola de Dança da Funceb vai abrir inscrições para os cursos preparatórios no período de 13 a 17 de fevereiro de 2017.

Fonte: Ascom/Funceb