A Secretaria da Educação do Estado e a Faculdade Ruy Barbosa promovem nesta quarta-feira (15), das 13 às 17h, um simulado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para os 1.400 estudantes do 3° ano de 20 escolas da rede estadual de ensino e, paralelamente, uma oficina com os professores. As atividades acontecem simultaneamente nos campus da faculdade, localizados na Avenida Paralela e no bairro do Rio Vermelho.

A iniciativa é mais uma parceria por meio do programa Educar para Transformar e busca aprimorar o conhecimento dos estudantes, além de orientar os educadores no ensino de conteúdos relacionados às provas. Para participar da ação, os estudantes interessados fizeram um cadastro prévio em suas escolas, após um bate-papo promovido por formadores regionais do Pacto pelo Ensino Médio na Bahia sobre a importância do Enem e ingresso no ensino superior.

As escolas contempladas foram selecionadas por apresentarem um menor índice de inscrição dos estudantes no Enem e cada unidade terá um ônibus cedido pela instituição de ensino superior para o deslocamento dos estudantes e professores. As duas ações de preparação para o Enem terão orientações dos professores da Faculdade Ruy Barbosa. O tema da oficina para professores é a utilização do letramento em todas as áreas do conhecimento. A finalidade é apresentá-los metodologias que auxiliem os estudantes na preparação para o exame.

Fonte: Ascom/Secretaria da Educação do Estado