A Secretaria da Educação do Estado firmou uma parceria de cooperação técnica com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) para a implantação do Módulo EDUX para Estudante. Trata-se de uma ferramenta de internet específica para o Ensino Médio que irá beneficiar os estudantes do 3º ano na preparação para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
A plataforma irá contemplar os alunos do 3º ano dos colégios estaduais Vila de Abrantes, General Osório, Bartolomeu de Gusmão, Central, Raphael Serravalle e Aplicação Anísio Teixeira, além do Instituto de Educação Gastão Guimarães. Os estudantes terão acesso ao Módulo EDUX através do sistema Wi-Fi (rede sem fio), que será liberado para o uso nos computadores das próprias unidades escolares ou nos celulares dos alunos que tenham dispositivos hotspost da OI.
O conteúdo do Módulo EDUX para Estudantes dispõe de um acervo de videoaulas gravadas e ao vivo, produzidas pela empresa Liceu Virtual, livros digitais interativos e banco de questões com notificador do momento de revisar assuntos, sistema interno para rastreamento de carências de aprendizagens e com procedimentos de localização de falhas de aprendizado. A plataforma oferece, ainda, simulado de prova individual no modelo do ENEM por agenda feita pelo estudante, com relatório de tendências  de desempenho.
O subsecretário da Secretaria da Educação do Estado, Nildon Pitombo, afirma que os estudantes devem ficar atentos para o uso da ferramenta, já que os módulos já estão sendo implantados em suas escolas. “Esta parceria reforça o pensamento da Secretaria da Educação do Estado da Bahia de ampliar o aprendizado dos estudantes na sua preparação para o ingresso ao Ensino Superior, totalmente gratuito, através de simulados e revisões virtuais, a cargo do professor Antonio Marival Chaves Filho, que tem expertise na área”, destaca Nildon Pitombo.
Portal da Educação
A Secretaria da Educação do Estado tem produzido conteúdos educacionais de todas as disciplinas das áreas do conhecimento para auxiliar os estudantes a preparação para o ENEM. São games, vídeos, jogos, dentre outros conteúdos educacionais pensados e elaborados por professores da rede Anísio Teixeira, para dinamizar as aulas e disponibilizar novas ferramentas de acesso ao conhecimento. São quase 4 mil conteúdos disponíveis no Ambiente Educacional Web, do Portal da Educação.