A última enquete realizada pela equipe do DataSenado em 2016 revelou que 79% dos participantes são favoráveis à divulgação dos dados dos cidadãos que recebem benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo governo. Dar mais publicidade a essas informações é, inclusive, o objetivo de projeto de lei (PLS 5/2016) da senadora Ana Amélia (PP-RS), que tramita no Senado e inspirou a presente pesquisa.

O PLS 5/2016 pretende obrigar a divulgação do nome e do CPF de quem recebe benefícios previdenciários e assistenciais, além dos respectivos valores. O senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), relator da proposta na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), apresentou requerimento para que o projeto tramite em conjunto com o PLS 133/2016, do senador Aécio Neves (PSDB-MG), cujo objetivo é exigir o fornecimento de dados para o monitoramento e a avaliação de políticas públicas. O pedido aguarda decisão da Comissão Diretora.

Site único

Realizada em parceria com o gabinete de Ana Amélia e a Agência Senado, a enquete ficou disponível na página do Senado na internet de 16 de novembro a 16 de dezembro de 2016. Nesse período, 1.944 pessoas se manifestaram sobre o assunto. Desse universo de participantes, 79% concordaram com a divulgação dos dados de beneficiários de auxílios previdenciários e assistenciais; 19% foram contra e 2% disseram não saber ou preferiram não responder à questão.

Em relação a quais informações dos beneficiários devem ser reveladas, 90% dos apoiadores do PLS 5/2016 indicaram o valor recebido do governo. O mesmo percentual de participantes defendeu a divulgação do nome do beneficiário e 69%, de seu CPF.

Os participantes favoráveis à proposta também concordaram (94%) que as informações sejam divulgadas em um site específico na internet. Essa concentração dos dados em uma única página virtual já está contemplada no PLS5/2016. Segundo justificou Ana Amélia, essa medida de publicização vai auxiliar na fiscalização e no controle das políticas da Seguridade Social. 75% dos cidadãos que se manifestaram na enquete também avaliam que a divulgação dos dados ajudará a evitar desvios na aplicação desses recursos públicos.

 

Agência Senado

Renato FerreiraNotícias2 de Julho,Advogados,Bahia,Barreiro,Bate Papo,Brasileiro,Companheiro,Corrupção,Dilma Rousseff,econômica,Emprego,Kaká,Notícias da Bahia,Petrolar,Rio de Janeiro,Salvador,São Paulo,xbaA última enquete realizada pela equipe do DataSenado em 2016 revelou que 79% dos participantes são favoráveis à divulgação dos dados dos cidadãos que recebem benefícios previdenciários e assistenciais concedidos pelo governo. Dar mais publicidade a essas informações é, inclusive, o objetivo de projeto de lei (PLS 5/2016) da...Notícias de todo estado da Bahia, Salvador, Camaçari, Entre Rios, Alagoinhas entre Outras cidade do Estado