A Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação, Comunicação e Informática (CCT) discute na próxima quarta-feira (16) os desafios da área de previsão do tempo e clima no Brasil. Para o senador Lasier Martins (PDT-RS), que pediu a audiência, a melhoria da previsão do tempo está ligada a vários fatores, como investigações da comunidade científica, desenvolvimento e manutenção de sensores e tecnologia espacial.

Os impactos da previsão do tempo se dão no setor agrícola, na energia hidrelétrica e nas áreas de logística, turismo, navegação e transporte aéreo. Além disso, eventos meteorológicos extremos prejudicam a população e uma previsão de qualidade é um fator importante na prevenção e mitigação dos efeitos de desastres naturais.

Foram convidados o professor Pedro Leite da Silva Dias, da Universidade de São Paulo (USP); Francisco José Arteiro de Oliveira, do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS); Antônio Divino Moura, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE); e o pesquisador Haroldo Fraga Velho, do Laboratório Associado de Computação e Matemática.

Depois da audiência, os senadores devem votar ofícios e requerimentos.