Caminhada do candidato no local ocorreu na última quarta-feira

As calçadas estavam lotadas na Rua do Catu e arredores na noite da última quarta-feira (21), por causa da chegada da “onda azul”. As pessoas paravam os carros assim que avistavam a caminhada de Joaquim Neto e Iraci Gama, para deixar a sua mensagem de apoio e manifestar o desejo da mudança. Jilmar Santos esperava a comitiva na esquina de casa. “Estou 100% com Joaquim. Entra prefeito e sai prefeito e ninguém faz nada. A gente quer ver mudanças, principalmente na saúde”.

Vila dos Laranjais

Na passagem pelo Loteamento Vila dos Laranjais foi possível ter uma ideia do motivo de o bairro da Rua do Catu clamar por renovação na administração municipal. Ruas de terra, muitos buracos e água empoçada causam bastante transtorno à população, especialmente em época de chuvas, quando as casas são invadidas pela lama, segundo conta o senhor José Raimundo Alves. “Já fizemos até abaixo assinado para ver se a Prefeitura vinha melhorar a situação e nada”. E foi por causa do descaso da Prefeitura que, durante a passagem do gestor atual e de sua candidata pelo bairro, os moradores queimaram pneus em protesto. “Eles tinham que vir conversar com os moradores e saber o que estava acontecendo, mas não apareceram”.

A falta de pavimentação no bairro chamou a atenção de Joaquim Neto. “Meu compromisso é grande aqui. É quase o bairro todo sem asfaltar. Eles tiveram 16 anos para fazer e não fizeram. Isso tem que mudar”. E é justamente em uma rua de terra que ficam dois equipamentos importantes para a comunidade, a creche e a Unidade Básica de Saúde. Enquanto as crianças se sujam na poeira ou na lama para estudar, o mesmo não acontece com os possíveis pacientes da UBS. A Unidade está com as obras concluídas, mas de portas fechadas. Quem precisa de atendimento tem que se deslocar até a Unidade de Saúde de Família que fica na Urbis ou até o Hospital Dantas Bião.

Olhar para o futuro

E é por causa de todo esse descaso do município com o bairro que abriga a Rua do Catu que os moradores veem em Joaquim Neto a esperança de dias melhores. “A vitória de Joaquim é certa. Não tem pra ninguém. A gente tem que olhar para o futuro”, diz empolgada Mara Borges. O calor humano é o que incentiva e faz com que a candidatura de Joaquim Neto seja cada vez mais abraçada pelos alagoinhenses. “Saio muito satisfeito da caminhada, a gente recebeu tanto carinho do povo. Tenho certeza que as pessoas estão entendendo a nossa mensagem. A gente não está aqui só para criticar, mas para apresentar soluções para os grandes problemas de Alagoinhas”, apontou o candidato.

A próxima caminhada de Joaquim Neto e Iraci Gama acontece na noite desta quinta-feira (22), no Silva Jardim. A concentração é no cruzamento entre as ruas Silva Jardim e 15 de novembro a partir das 18h30

 

Carol Aquino