O Departamento Estadual de Trânsito (Detran/SE) abriu oficialmente em Sergipe, na manhã da segunda-feira, 2, o “Maio Amarelo – Atenção pela Vida”, um movimento internacional de conscientização para a redução de acidentes. O evento aconteceu no auditório do Colégio Estadual João Alves Filho e foi direcionado a estudantes do ensino médio. A ação desenvolvida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito da autarquia “Coet” foi marcada pela realização de um jogo interativo que levou os alunos a refletirem sobre questões relacionadas à segurança no trânsito.

Na ocasião, o diretor-presidente do Detran/SE, Edgard da Motta, chamou a atenção dos estudantes para a necessidade da participação de todos na construção de um trânsito mais cidadão. “Queríamos pedir aos alunos para que transmitam nas suas residências e aos seus contatos nas redes sociais esse movimento que leva um alerta para o cuidado que se deve ter nas vias. O Detran tem uma obrigação grande de fazer campanhas constantes tendo como objetivo a educação, pois a gentileza no trânsito gera gentileza”, disse Motta.

Para proporcionar uma vivência prática dos ensinamentos passados durante a apresentação do coordenador da COET, Ailton Lima, alguns estudantes foram selecionados para participar de uma blitz educativa embaixo do viaduto da Hermes Fontes. Sob a supervisão de policiais da Companhia de Policiamento de Trânsito (CPTran), os estudantes fizeram abordagens aos veículos e distribuíram material educativo para os condutores. “Eu aprendi que é preciso ter respeito e responsabilidade para não cometer nenhum ato imprudente”, destacou o aluno Moisés Hunaldo Nunes Santos, de 19 anos, que cursa o 3º ano.

Estiveram presentes também na abertura oficial do “Movimento Maio Amarelo – Atenção pela Vida” a diretora de Atendimento e Credenciamento do Detran/SE, Luciana Déda; o comandante do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual, Major Fábio Machado; a subcomandante da CPTran, tenente Cláudia de Oliveira; o presidente do Conselho Estadual de Trânsito (Cetran), Fabrício Alcântara; a gerente de Habilitação, Elisangela dos Santos; a gerente de Serviços de Atendimento, Carla Ivone dos Santos, e o diretor do Colégio Estadual Governador João Alves Filho, Jerônimo de Andrade Leite.
SSp:Se